Auditoria contábil: como ela pode ajudar na gestão da empresa?
O termo auditoria contábil pode parecer complexo, mas nada mais é do que a conferência sobre a situação do setor financeiro da empresa. A partir dos dados relatados pela contabilidade, é realizado um processo de conferência entre a posição real do patrimônio da empresa e aquilo que foi apresentado em relatórios, demonstrativos e no balanço.
Existe uma certa crença em que o processo é necessário apenas em grandes empresas ou modelos de negócio mais complexos. Pelo contrário. A auditoria contábil é importante e necessária para qualquer porte e segmento. O processo deve ser feito por um contador auditor devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade, o CRC.
Acompanhe o artigo e veja como se beneficiar com a contratação de uma auditoria e também como ela é realizada. Boa leitura!
Quando a auditoria contábil se torna necessária?
A auditoria é um instrumento de apoio à gestão empresarial e pode ser solicitada de forma periódica para manter o controle e organização das finanças do negócio. Esse seria o cenário ideal, mas o processo tem um custo elevado e demanda tempo e energia da própria equipe interna. Por isso, pode ser executada conforme os critérios do empreendedor.
Quais seriam esses critérios? Isso vai depender do momento em que a empresa está inserida e o próprio feeling do proprietário. Ele pode suspeitar de desvios no financeiro, estoque ou fraudes diversas em outros setores.
A auditoria contábil também é recomendada em processos de fusão ou quando a empresa está prestes a receber investimentos de terceiros, de modo a comprovar a saúde e veracidade de suas contas. O mesmo pode ser exigido durante a contratação de empréstimos com garantia de valores mais elevados.
O que é feito no processo de auditoria?
O processo segue as regras das Normas Brasileiras de Auditoria, e o responsável por ele tem uma série de etapas a cumprir. Esses processos vão desde o planejamento, abertura dos livros contábeis, até o reconhecimento físico e parecer do auditor. Confira com mais detalhes:
- pesquisa ambiental: estudo da situação da empresa, do contexto de negócio e principais necessidades do empresário;
- planejamento: a partir dos levantamentos iniciais é traçada a estratégia de ação da auditoria contábil, como realizar os testes, colher evidências, entre outras ações;
- controle interno: é realizada a documentação do sistema financeiro e contábil da empresa. Servirá de parâmetro para a análise dos testes posteriores;
- teste de controle e substantivo: o primeiro verifica se os processos estão sendo efetuados conforme a documentação, enquanto o segundo aplica procedimentos para verificar a exatidão dos dados apresentados;
- parecer técnico: por último, o auditor apresenta em seu relatório os pontos críticos e o resultado da revisão das demonstrações contábeis.
Quais os benefícios de contratar uma auditoria contábil?
A auditoria consegue levantar irregularidades que podem afetar o controle financeiro, de estoque e das amortizações da empresa. Com esse material é possível corrigir erros de processo, traçar estratégias mais apuradas e até mesmo rever o quadro de pessoal, se isso for necessário.
Como o processo visa a correção de erros e fraudes em toda a empresa, diversas áreas são beneficiadas, entre elas a fiscal, patrimonial, administrativa, ética e social. Em verdade, o sistema apenas aponta essas questões, cabendo ao proprietário do negócio, em parceria com seu contador de confiança, tomar as decisões necessárias e realizar as melhorias.
Como deve imaginar, o sucesso e precisão das análises da auditoria contábil são totalmente centrados na figura do contador. Logo, escolha um profissional que, além de habilitado para o processo, apresente conhecimento e experiência técnica suficientes e esteja antenado às novidades e tecnologias da área. Lembre-se que as finanças e a saúde da sua empresa estarão em jogo.
Precisando de um acompanhamento mais próximo e um suporte amigável para suas rotinas empresariais e contábeis? Entre em contato e conheça nossos pacotes e soluções.
Fonte: Meu amigo Contador