Está chegando a temporada do Imposto de Renda. Você já parou para se perguntar por que o leão é o símbolo do Imposto de Renda?
Eu já me fiz essa pergunta diversas vezes – e sempre pensei que a resposta certa seria: porque o Imposto de Renda morde a sua renda de uma maneira tão feroz quanto um leão ataca sua presa. Afinal, a alíquota do IR pode chegar a 27,5% da renda!
Pois bem, na hora de pesquisar sobre o tema, encontrei a resposta oficial da Receita Federal – que é bem diferente do que eu imaginava.
A história é a seguinte.
A Receita Federal solicitou, no final de 1979, a criação de uma nova campanha de divulgação do Imposto de Renda. Foi quando o leão foi escolhido como símbolo do trabalho de fiscalização da Receita Federal, em especial no Imposto de Renda.
O leão foi escolhido por causa de suas características que, na visão da Receita Federal, são:
“O leão é o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; é justo; é leal; é manso, mas não é bobo.”
Engraçado, né?
Para o senso comum, a característica mais marcante do leão seria: é feroz!
A primeira vez que o leão do Imposto de Renda apareceu
Na declaração do Imposto de Renda de 1980, o leão apareceu pela primeira vez nas peças publicitárias da Receita Federal. E olha que era um leão de verdade!
Na época, a declaração ainda era feita via formulários de papel que chegavam na casa dos contribuintes. Por isso, em alguns dos vídeos, o leão aparece carregando esse papéis – como se fosse um mensageiro dos Correios.
A TV Receita Federal publicou alguns dos filmes publicitários no YouTube. Vale a pena assistir, primeiro porque tem um leão de verdade, segundo, porque desde 1980 o Brasil mudou tanto que é curioso ver/lembrar de como as coisas eram antes.
A declaração online do Imposto de Renda começou em 1997, mas coexistiu com os formulários de papel até 2010.
Depois, até 2013, podia ser transmitida pela internet ou por um disquete (!) – sim, isso foi praticamente ontem! Em 2013, também foram lançados os aplicativos para declarar o IR via celular. Desde 2014 é tudo 100% online.
De acordo com a Receita Federal, em 10 anos foram produzidos cerca de trinta vídeos com o leão.
Hoje, vários dicionários até incluíram na definição da palavra “leão” alguma referência ao Imposto de Renda.
Eu achei bem interessante a história do leão e da Receita Federal – e os vídeos são mesmo muito bons. Mas ninguém me tira da cabeça que o leão, sim, morde nossa renda sem dó.
Fonte: Blog Magnetis